metropoles.com

Peru: Justiça decreta prisão preventiva de Pedro Castillo por 18 meses

Ex-presidente peruano tentou dissolver Congresso do Peru e aplicar golpe de Estado, mas sofreu impeachment e foi detido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Garcia Granthon/Fotoholica Press/LightRocket via Getty Images
Pedro Castillo, presidente destituído do Peru - Metrópoles
1 de 1 Pedro Castillo, presidente destituído do Peru - Metrópoles - Foto: Carlos Garcia Granthon/Fotoholica Press/LightRocket via Getty Images

A Justiça peruana decretou prisão preventiva de 18 meses para o ex-presidente detido Pedro Castillo. Ele foi preso após fazer uma transmissão em que tentava dissolver o Congresso do país e decretar estado de emergência.

Logo após a tentativa de golpe, porém, Pedro Castillo teve o impeachment aprovado e foi preso. Sua vice, Dina Boluarte, assumiu o controle do país desde então e se tornou a primeira mulher na Presidência do Peru e a sexta pessoa a ocupar a cadeira em cinco anos.

O juiz de instrução Juan Carlos Checkley, da Corte Suprema de Instrução Preparatória, acatou o pedido do Ministério Público peruano que pedia 18 meses de detenção para o ex-presidente nessa quarta-feira (14/12). Para o magistrado, não há alternativa além da prisão, uma vez que Pedro Castillo apresentaria “conduta obstrucionista e de fuga”.

O ex-presidente é investigado por rebelião, conspiração para rebelião, abuso de poder e distúrbio da ordem pública. Com a recente tentativa de golpe de Estado e prisão de Pedro Castillo, uma série de protestos se instaurou no país. Nove pessoas já morreram, 26 estão hospitalizadas e mais de 100 ficaram feridas.

A defesa de Castillo pretende recorrer da decisão. O juiz afirmou que o ex-presidente “tinha plena consciência de sua decisão e, apesar disso, a materializou quando tentou aplicar um golpe de Estado.

Para a acusação, além de Castillo, também são coautores da tentativa fracassada de golpe os ex-primeiros-ministros Betsy Chávez e Aníbal Torres, o ex-ministro do Interior Willy Huerta e o ex-ministro do Comércio Exterior e Turismo Roberto Sánchez.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?