Peru: colégio militar obriga alunos a ficarem nus em pátio por 20 minutos
Ação seria suposto “castigo disciplinar”. Diretor do Colégio Militar Leoncio Prado foi destituído após Ministério da Defesa confirmar caso
atualizado
Compartilhar notícia
O Colégio Militar Leoncio Prado, na capital peruana Lima, foi palco de um escândalo que acabou com a destituição de seu diretor. Um grupo de alunos foi obrigado a ficar nu em um pátio por 20 minutos.
Os menores de idade teriam sido submetidos a um suposto “castigo disciplinar”. O caso foi confirmado pelo Ministério da Defesa peruano na sexta-feira (11/8), quando a demissão do diretor foi confirmada.
Ao menos nove alunos foram forçados a ficar enfileiros, sem roupas e sapatos. A jornalista Jacqueline Fowks publicou um registro no Twitter que mostra os menores de idade durante o castigo, que teria ocorrido às 23h da última quinta-feira (10/8).
O Ministério da Defesa do Peru também usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso. A pasta disse que “lamenta veementemente esta prática que não só atenta contra os princípios e valores militares, mas também viola a proteção constitucional dos menores”.
Em comunicado, o Exército peruano afirmou proibir “o exercício de qualquer ato que atente contra a integridade física e psicológica dos cadetes”. A corporação está investigando o caso para apurar as responsabilidades e adotou as medidas administrativas correspondentes.