metropoles.com

Pepe Mujica diz que câncer se espalhou e se despede: “Estou morrendo”

Ex-presidente do Uruguai foi diagnosticado com a doença em abril do ano passado; político fez mensagem de despedida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anadolu / Colaborador/ Getty Images
O uruguaio já foi deputado, ministro da pecuária, agricultura e pesca
1 de 1 O uruguaio já foi deputado, ministro da pecuária, agricultura e pesca - Foto: Anadolu / Colaborador/ Getty Images

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 89 anos, anunciou que o câncer do esôfago se espalhou por seu corpo. O político luta contra o tumor desde abril de 2024.

“O câncer no esôfago está colonizando meu fígado. Não consigo pará-lo. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas”, disse o ex-presidente em entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda.

Mujica revelou durante a entrevista que não tem como fazer mais tratamentos por causa da idade. “Não posso fazer nenhum tratamento bioquímico nem cirurgia porque meu corpo não aguenta”. E completou: “Estou morrendo”.

O ex-presidente uruguaio também deixou uma mensagem de despedida e fez um pedido. “O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, declarou.

Mujica ressaltou que quer apenas dizer adeus aos compatriotas. “É fácil respeitar quem pensa como você, mas é preciso aprender que a base da democracia é o respeito por quem pensa diferente. Portanto, a primeira categoria são os meus compatriotas e deles me despeço. Dou um abraço em todos vocês”, disse na entrevista o político.

“Em segundo lugar, despeço-me dos meus colegas, apoiantes e de todos os outros. Há mais de cinco anos que não pertenço a um órgão de gestão”, destacou.

O líder do Movimento de Participação Popular (MPP) disse que se sentiu “orgulhoso” ao ver  Yamandú Orsi, apoiado por ele, sair vitorioso da eleição presidencial do ano passado no Uruguai. O ex-presidente afirmou que isso lhe permite “partir tranquilo e agradecido”.

O político reconheceu que, quando jovem, não reconheceu o valor da democracia, mas que agora luta por ela, porque não “há nada melhor”.

“Não há nada como a democracia. Quando eu era jovem não pensava assim, é verdade. Eu cometi um erro. Mas hoje eu luto por isso. Não é a sociedade perfeita, é a melhor possível”, destacou.

Figura ilustre

Pepe Mujica, 89 anos, governou o Uruguai por cinco anos, entre 2010 e 2015, e é uma das principais figuras progressistas mais conhecidas da América Latina.

Em dezembro, o ex-presidente recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando o petista foi para o Uruguai participar da cúpula do Mercosul.

Na ocasião, Lula condecorou Mujica com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira oferecida a cidadãos estrangeiros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?