Pentágono: não há indícios de que míssil atingiu avião de Prigozhin
Fontes ligadas ao governo americano relataram à imprensa local considerarem que o avião pode ter sido alvo de uma sabotagem
atualizado
Compartilhar notícia
O Pentágono, departamento equivalente ao Ministério da Defesa dos Estados Unidos (EUA), afirmou, nesta quinta-feira (24/8), não haver evidência de que o avião do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, tenha sido atingido por um míssil.
Ainda assim, segundo informações da NBC News, o Pentágono aponta que Prigozhin provavelmente foi morto. “Nossa avaliação inicial com base em uma variedade de fatores é que é provável que Prigohzin tenha sido morto”, afirmou o porta-voz Pat Ryder.
Fontes ligadas ao governo norte-americano relataram à NBC News que foram colhidas evidências de uma possível sabotagem. Uma hipótese aponta que explosivos tenham sido colocados a bordo da aeronave.
Acidente matou 10 pessoas
Nessa quarta-feira (23/8), o governo da Rússia, por meio da Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsiya), confirmou a morte das 10 pessoas que estavam a bordo de um jato particular que caiu em Tver, incluindo o líder do Grupo Wagner.
“Havia 10 pessoas a bordo, três delas eram tripulantes. Segundo informações preliminares, todos a bordo morreram”, informou o Ministério de Situações de Emergência da Rússia. Mais cedo, a Rosaviatsiya confirmou que o nome de Prigozhin estava na lista de passageiros do avião.
O jato, de modelo Legacy 600, fabricado no Brasil pela multinacional Embraer, caiu na tarde dessa quarta (23/8) na região de Tver, na Rússia. O líder mercenário do Grupo Wagner ficou mais conhecido, recentemente, por ameaçar o presidente russo, Vladimir Putin.
O jato tinha matrícula RA-02785, e, desde 2019, estava sob sanção dos Estados Unidos por ser considerado de propriedade de Prigozhin, que era aliado próximo do presidente da Rússia, Valdimir Putin. Ele foi visto embarcando na aeronave diversas vezes, inclusive quando foi para Belarus, após o motim fracassado de 24 de junho.
Com fama de sanguinário, Prigozhin liderou mercenários para, inicialmente, atacar o país vizinho sob ordens russas, e, mais tarde, ameaçar o presidente russo, em uma tentativa de golpe.
Veja mapa da região do acidente:
Vídeo mostra o acidente
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o avião do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, caiu na Rússia. Outros registros, que também circulam nas redes, mostram o local do acidente, com os destroços da aeronave em chamas.
Veja as imagens: