metropoles.com

Pentágono admite envio de dados de inteligência para a Ucrânia

EUA, porém, nega participação na eliminação de generais russos, que teriam sido mortos sob orientação norte-americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Burak Akay/Anadolu Agency via Getty Images
Navio Russo Moska é seriamente danificado pelo exército ucraniano
1 de 1 Navio Russo Moska é seriamente danificado pelo exército ucraniano - Foto: Burak Akay/Anadolu Agency via Getty Images

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6/5), o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby, foi cauteloso ao falar do fornecimento de dados da inteligência norte-americana para a Ucrânia.

Kirby negou participação dos EUA na eliminação de generais russos, que teriam sido mortos sob orientação norte-americana, com informações enviadas para Kiev. Disse, porém, que é necessário ter cuidado ao mencionar inteligência repassada entre países.

“Fornecemos o que acreditamos serem informações relevantes e oportunas sobre as unidades russas, que podem permitir que eles [ucranianos] ajustem e executem sua autodefesa da melhor maneira possível”, explicou.

Existe a suspeita de que os dados repassados teriam, também, possibilitado o ataque e posterior naufrágio do Moskva, maior cruzador de mísseis russo. A embarcação afundou após explosões causadas por um bombardeio, em abril.

“Não somos a única fonte de inteligência e informação para os ucranianos. Eles também obtêm informações de outras nações. E eles têm uma capacidade de coleta de inteligência bastante robusta”, ressaltou Kirby.

O porta-voz tentou, ao mencionar a participação de outros países no fornecimento de inteligência a Kiev, evitar retaliações direcionadas aos Estados Unidos por parte de Moscou.

“O tipo de inteligência que fornecemos a eles é legítimo, legal e limitado”, finalizou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?