metropoles.com

“Pensei que era guerra”, diz brasileiro após tremor em Portugal; vídeo

O jornalista brasileiro Pablo Oliveira acordou com os tremores e gritos. Famosos também relataram susto com o terremoto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ IPMA
Imagem colorida de mapa que mostra o tremor de terra em Portugal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mapa que mostra o tremor de terra em Portugal - Metrópoles - Foto: Reprodução/ IPMA

Na madrugada desta segunda-feira (26/8), Portugal registrou um terremoto de magnitude 5,3 na escala de Richter, o maior desde o fim dos anos 1960. Alguns brasileiros que moram no país europeu se assustaram com a situação.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo foi percebido às 5h11, a 58 km a oeste da cidade de Sines e a uma profundidade de 10,7 km no mar da costa de Setúbal.

O jornalista Pablo Oliveira, que mora em Lisboa, contou que “deu para sentir [o terremoto], deu para sentir bem forte, mas foi muito rápido”.

“Quando caiu a minha luminária, eu falei: ‘Gente, que esquisito, uma tremedeira’. Eu ouvi alguns gritos de algumas pessoas. Pensei que era guerra, né? A primeira sensação que eu tive foi: ‘Puta merda, está tendo guerra em Portugal’. Foi a primeira sensação, mas foi muito rápido”, conta.

Pablo ficou com com medo de abrir a janela. “Na minha cabeça, eu não imaginei em momento nenhum que seria um terremoto, e eu achei de verdade que fosse alguma coisa de guerra”, revela o jornalista.

“O governo (de Portugal) acalmou todo mundo, informou que só foi um cismo e que ocorre, que é normal, e a gente recebeu uma notificação no celular. O telefone da gente recebeu pedindo para botar calçado, pedindo para se proteger. Isso a gente recebeu na hora. Todos os telemóveis receberam essa mensagem”, explicou Pablo.

Fenômeno estranho para brasileiros

A jornalista Milena Murno, que mora a 80 km de Lisboa, na cidade Caldas da Rainha, região oeste de Portugal, contou que estava dormindo quando os tremores começaram.

“O tremor foi por volta das 5h12 da manhã. Estava dormindo, acordei com um espelho do meu quarto que está encostado na parede batendo e fazendo um barulho forte. Senti a cama tremer, mas, como estava dormindo, não entendi bem o que era. Levantei e achei que era um vento a balançar o espelho. Chequei a janela. Estava fechada. Acendi a luz, e vi o lustre balançando forte. Imediatamente, imaginei ser um tremor”, destaca Milena.

Milena pegou o celular e viu a grande repercussão nas redes sociais sobre o terremoto.

“Nas redes sociais as pessoas começaram a falar do terremoto. Foi o maior desde 1969 e teve o epicentro em Portugal, mesmo. Para brasileiros, é uma sensação diferente e estranha. Não estamos acostumados a isso, mas hoje a vida segue normal em todo o país. Não houve pânico, ninguém saiu às ruas. Não chegou a este ponto, mas as pessoas estão um pouco mais preocupadas e atentas ao que pode acontecer. Este realmente pegou toda a população de surpresa”, contou a jornalista.

Apresentadores da CNN Portugal estavam ao vivo quando sentiram os tremores.

Por meio das redes sociais, a atriz Luana Piovani, que mora em Portugal, contou que estava dormindo quando o tremor aconteceu.

“Hoje, tremeu a terra aqui em Portugal. Eu acordei de madrugada, e eu pensei nisso, mas voltei a dormir. Agora de manhã só se fala nisso, e parece que foi um abalo sísmico bem forte. Já senti quando morava no Japão, mas nunca mais tinha sentido. É uma sensação bem maluca, porque você sente que tem alguma coisa acontecendo, mas leva um tempo para entender”, detalhou a atriz.

Veja vídeo do tremor

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?