metropoles.com

Pela 1ª vez, papa chama minoria muçulmana na China de “povo perseguido”

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, cerca de dois milhões de uigures e outros grupos minoritários são levados para centros de detenção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
papa Francisco celebra missa de páscoa
1 de 1 papa Francisco celebra missa de páscoa - Foto: Reprodução

O papa Francisco se referiu publicamente, pela primeira vez, aos uigures, minoria muçulmana na China, como povo perseguido. A atitude do religioso quebrou o silêncio sobre as alegações de abuso generalizado dos direitos humanos na região de Xinjiang.

De acordo com a CNN, o papa relatou, no novo livro, Let us dream: the path to a better future (Deixe-nos sonhar: o caminho para um futuro melhor), publicado nessa segunda-feira (23/11): ” Penso com frequência nos povos perseguidos: os rohingyas, os pobres uigures, os yazidis, o que o Estado Islâmico fez com eles foi verdadeiramente cruel, ou cristãos no Egito e no Paquistão mortos por bombas que explodiram enquanto eles rezavam na igreja”.

Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, cerca de dois milhões de uigures e outros grupos minoritários são levados para grandes centros de detenção em Xinjiang, onde ex-presos descrevem que são sujeitos a doutrinação, abuso físico e esterilização.

Pequim alega, no entanto, que os campos são centros de “treinamento vocacional”, construídos para enfrentar a ameaça de extremismo religioso, e nega as alegações de abusos generalizados dos direitos humanos em Xinjiang.

O livre, escrito junto ao biógrafo papal Austen Ivereigh, em meados de 2020,  faz uma reflexão sobre a visão de Francisco a respeito de um mundo pós-coronavírus.

“Há 56 grupos étnicos na China, e o grupo étnico dos uigures é um membro igual da grande família da nação chinesa. O governo chinês sempre tratou [todos] os grupos minoritários de forma igualitária e protegeu seus direitos e interesses legítimos”, afirmou.

4 imagens
Papa Francisco
Papa Francisco
Oração de Papa Francisco
1 de 4

Papa Francisco celebra missa

Reprodução
2 de 4

Papa Francisco

Reprodução/Vatican Media
3 de 4

Papa Francisco

Reprodução/Vatican Media
4 de 4

Oração de Papa Francisco

Reprodução/Vatican Media

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?