Pela 1ª vez na história, Portugal assume culpa por escravidão
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que Portugal deve pagar por todos os danos causados pela escravidão
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez na história, Portugal assumiu a responsabilidade pela série de crimes contra indígenas e escravizados na época da colonização do Brasil. Durante uma conversa com correspondentes estrangeiros, nesta terça-feira (23/4), o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que o país deve pagar pelos danos causados.
“Temos que pagar os custos [pela escravidão]. Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, declarou.
Apesar disso, o presidente não especificou de que forma essa reparação será feita.
Para o presidente, reconhecer o passado e assumir a responsabilidade é mais importante do que pedir desculpas: “Pedir desculpas é a parte mais fácil.”
Escravidão
Portugal foi o país que mais traficou pessoas africanas na era colonial, totalizando quase 6 milhões de vítimas, praticamente a metade do total de escravizados à época por países europeus.
No país, o assunto ainda é pouco comentado. Autoridades não costumam abordar o tema e, nas escolas, pouco se é estudado sobre o papel de Portugal na escravidão.