Pedro Sánchez busca reeleição como Primeiro-Ministro da Espanha
A votação acontece após debate realizado pelo parlamento na quarta-feira (15/11), às 8h, horário de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O premiê da Espanha, Pedro Sánchez (Partido Socialista Operário Espanhol – PSOE), busca a reeleição nesta quinta-feira (16/11). A votação acontece após debate realizado pelo Parlamento na quarta-feira (15/11), às 8h, horário de Brasília. O primeiro-ministro pode ganhar um segundo mandato caso obtenha maioria absoluta no Congresso dos Deputados, composto por 350 membros.
Na semana passada, o socialista se concentrou em firmar acordos para viabilizar uma nova gestão de esquerda na nação. Uma aliança entre o PSOE e a plataforma Sumar — de extrema esquerda —, além de outros seis partidos nacionalistas, independentistas e regionalistas da Catalunha, Galiza, País Basco e Canárias deve garantir a liderança do candidato.
As negociações, no entanto, são vistas com certa desconfiança. Isso acontece, porque, em troca do apoio do partido Juntos pela Catalunha (Junts per Catalunya), o político sancionou lei que dá anistia aos acusados pela tentativa separatista da região, em 2017. Medida que levou a intensos protestos na capital, Madrid, na última semana.
Caso esses acordos tenham retorno positivo, Sánchez pode ser eleito com 179 votos dos 350 totais. Na última legislatura, ele havia sido eleito com apoio de 167 membros, com 18 abstenções e 165 votos contrários.