metropoles.com

Partido faz ato contra Battisti no Consulado-Geral do Brasil em Milão

Objetivo é pressionar governo brasileiro a extraditar o italiano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock/getty images
Italian Flag In The Wind
1 de 1 Italian Flag In The Wind - Foto: istock/getty images

O partido ultraconservador Irmãos da Itália (FDI) fará um ato nesta segunda-feira (9/10), em frente ao Consulado-Geral do Brasil em Milão, para exigir a extradição de Cesare Battisti .A manifestação ocorrerá por volta de 17h (horário local) e tem como objetivo aumentar a pressão sobre o governo italiano.

Também nesta segunda, o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi voltou a se manifestar sobre o assunto e afirmou que Battisti não é um “herói romântico nem um refugiado político”, mas sim um “assassino atroz e implacável”.

“Tantos professores ruins, espécies de uma certa esquerda, ajudaram a criar mitos”, escreveu o ex-premier, líder do centro-esquerdista Partido Democrata (PD), maior legenda do país, em seu Facebook. Foi sob o governo Renzi que a Itália voltou à carga para fazer o Brasil extraditar Battisti, mas apenas depois da queda de Dilma Rousseff e da ascensão de Michel Temer – durante seu período no Palácio Chigi, o ex-primeiro-ministro nunca abordou o caso de maneira tão incisiva.

“O modo com o qual, há alguns dias, ele brindava com uma cerveja e olhar irônico é provocador e insuportável. Devemos fazer o maior esforço possível neste dias, sob a presidência Temer, para ele ser restituído”, acrescentou Renzi, referindo-se aos relatos da imprensa brasileira de que Battisti levantou um copo de cerveja na direção de fotógrafos após ser libertado.

Preso na última quarta-feira (4), em Corumbá (MS), sob acusação de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, o italiano foi solto dois dias depois e retornou para São Paulo. Antes de sair da cadeia, Battisti teria fornecido à Justiça um endereço em São José do Rio Preto que, segundo o jornal local “Diário da Região”, não existe.

Além disso, o site “O Antagonista” informou que o italiano está em Cananéia, a mais de 600 quilômetros de Rio Preto. Battisti foi pego tentando entrar na Bolívia com o equivalente a mais de R$ 20 mil em moeda estrangeira, no momento em que o Brasil estuda o novo pedido da Itália para extraditá-lo.

Sua defesa entrou com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para barrar uma eventual expulsão, mas o pedido ainda não foi julgado e segue na mesa do ministro relator Luiz Fux.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?