Compartilhar notícia
Os membros da tripulação da espaçonave chinesa “Shenzhou-18”, que estão a bordo da estação orbital, realizaram a segunda caminhada espacial, informa Xinhua News Agency, parceiro da rede TV BRICS, citando o Escritório do Programa Espacial Tripulado da China (SMSA).
Os taikonautas (do chinês “taikon” – espaço) Ye Guangfu e Li Cong passaram cerca de 6,5 horas a bordo da estação Tiangong. Seu trabalho foi coordenado por Li Guangsu. Os especialistas realizaram várias tarefas, incluindo a instalação de dispositivos para proteger o equipamento de detritos espaciais, bem como a verificação do revestimento do complexo orbital.
Esta é a terceira caminhada espacial de Ye Guangfu e a primeira de Li Cong. Os taikonautas passaram mais de dois meses em órbita, com dezenas de experimentos científicos pela frente.
Em abril de 2024, a espaçonave tripulada Shenzhou-18 foi lançada do Cosmódromo de Jiuquan, no noroeste da China. Ela levou uma tripulação de três membros para a estação Tiangong. Os especialistas passarão cerca de seis meses em órbita. Seu retorno à Terra está programado para outubro.
Confira outras reportagens como essa em TV Brics, parceiro do Metrópoles.