metropoles.com

“Participação dos Brics no PIB global vai superar a do G7”, diz Dilma

Dilma Rousseff preside o Novo Banco de Desenvolvimento, instituição gerida pelos países que formam o Brics

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Dilma Rousseff
1 de 1 Dilma Rousseff - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics, afirmou, nesta terça-feira (13/1), que a participação do bloco de países em desenvolvimento no Produto Interno Bruto (PIB) global vai superar a do G7 até 2028.

A declaração foi feita durante a participação de Dilma no World Government Summit, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Em março do ano passado, Dilma assumiu a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, instituição gerida pelos países que formam os Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A presidente do banco usou números do Fundo Monetário Internacional (FMI) para afirmar que, atualmente, os países do Brics já representam 31,5% do PIB global, superando as nações do G7 (grupo dos sete países democráticos mais desenvolvidos economicamente).

“O poder dos países do Brics tem crescido rapidamente, o que é uma boa base para entender a força que apoia o multilateralismo. Medindo pela paridade do poder de compra, os países do Brics já representam 31,5% do PIB global. Superando os países do G7, que têm 30,8%”, disse.

Veja:

Segundo Dilma, nos próximos quatro anos, a participação dos Brics será ainda maior. “De acordo com o FMI, em 2028, os países do Brics representarão entre 35 a 40% do PIB Gloval, enquanto a participação do G7 cairá para 27,8%. Mesmo com dificuldades relacionadas à injusta ordem financeria internacinoal e do grande endividamento dos países em desenvolvimento, os níumeros do FMI são uma bola ilustração desta nova tendência”, concluiu a ex-presidente do Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?