metropoles.com

Parlamento francês aprova pena para quem tentar impor “cura gay”

As penas para a prática da “cura gay” são a reclusão por até três anos e a aplicação de multa de até 45 mil euros (R$ 273 mil)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
John Early/Getty Images
Bandeira LGBTQIA+
1 de 1 Bandeira LGBTQIA+ - Foto: John Early/Getty Images

O parlamento francês aprovou uma lei que penalizará indivíduos que tentarem impor “terapia de reorientação sexual”, que no Brasil é conhecida como “cura gay”.

A prática consiste na elaboração de métodos que supostamente conduzem pessoas LGBTQIAP+ à heterosexualidade, partindo do pressuposto de que as questões de gênero e a orientação sexual se tratam de “doenças” que necessitam de uma cura.

No Twitter, o presidente da França, Emmanuel Macron, comemorou a aprovação da proposta. “A lei que proíbe a terapia de conversão é aprovada por unanimidade! Vamos nos orgulhar, essas práticas indignas não têm lugar na República. Porque ser você mesmo não é crime, porque não há nada a ser curado”, disse o líder francês.

Com a aprovação da medida, fica criado no Código Penal francês um novo crime. O indivíduo que se aventurar a tentar praticar a “cura gay”pode ser preso por até três anos e receber uma multa de até 45 mil euros (R$ 273 mil).

A lei contou com os votos de 142 parlamentares que, ao aprovar o dispositivo, salientaram que se identificar como uma pessoa LGBTQIAP+ não é sinonimo de precisar de uma cura. Se trata de um significante avanço social para a França, já que há 40 anos a homossexualidade era criminalizada no país.

Élisabeth Moreno, ministra delegada para a Igualdade da França considerou que a tipificação penal do crime de prática da “cura gay”, fará com quem as pessoas tenham mais coragem para denunciar tais práticas de abuso físico e psicológico.

“As terapias de conversão são práticas bárbaras de outro tempo. Serão definitivamente proibidas em nosso país”, disse a ministra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?