Parlamento britânico é alvo de ataque cibernético
Segundo Chris Rennard, os e-mails não estão funcionando de forma remota. “Enviem por texto as mensagens urgentes”, escreveu no Twitter
atualizado
Compartilhar notícia
O parlamento do Reino Unido foi alvo de um ataque cibernético, o que deixou os políticos impedidos de acessar seu e-mail de forma remota, segundo afirmou neste sábado (24) o lorde liberal-democrata Chris Rennard.
“Um ataque de cibersegurança em Westminster. Os e-mails parlamentares podem não funcionar de forma remota. Enviem por texto as mensagens urgentes”, escreveu Rennard em sua conta no Twitter.
Cyber security attack on Westminster Parliamentary e.mails may not work remotely Text urgent messages @LibDemLords @LabourLordsUK @Torypeers
— Chris Rennard (@LordRennard) 24 de junho de 2017
Um porta-voz confirmou que foi detectado um problema de segurança informática no Palácio de Westminster e explicou que então “foi desabilitado o acesso remoto para proteger o sistema”.
“Continuamos investigando este incidente, enquanto damos passos para proteger a rede de informática, em colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança”, disse o porta-voz.
A mesma fonte indicou que o parlamento britânico tem “sistemas para proteger as contas dos membros e que estão sendo tomadas as medidas necessárias para proteger os os sistemas”.Segundo o jornal The Daily Telegraph, os parlamentares já foram informados ontem à noite da tentativa de ataque, após dias em que “circularam informações de que as senhas de membros do governo estavam sendo vendidas pela internet”, depois de terem sido roubadas supostamente por grupos de hackers.
Vários deputados confirmaram à BBC que não podem acessar suas contas de e-mail de forma remota, devido à restrição imposta pelos responsáveis parlamentares enquanto se resolve o incidente.