Parlamentares dos EUA visitam Taiwan em meio a tensões com a China
Este é o segundo grupo de alto nível que viaja a Taiwan. A visita ocorre após a rápida e controversa ida de Nancy Pelosi à ilha
atualizado
Compartilhar notícia
Uma delegação de cinco parlamentares dos Estados Unidos chegou a Taiwan neste domingo (14/8). A visita acontece 12 dias depois que Nancy Pelosi, presidente da Câmara americana, esteve no território, em uma rápida e controversa ida.
Durante a viagem, liderada pelo senador democrata Ed Markey, de Massachussets, os congressistas se encontrarão com líderes da ilha e com a presidente, Tsai Ing-wen.
Este é o segundo grupo de alto nível que vai ao território em meio a tensões militares com a China.
O atrito ocorre porque a China considera Taiwan como parte de seu território e condena qualquer contato de autoridades ou tentativas de reconhecimento da autonomia da ilha. Para os chineses, a ida de Pelosi foi uma “provocação”.
Entenda o conflito:
Ver esta publicação no Instagram
Em resposta a Pelosi, no dia 8 de agosto, o Ministério de Defesa de Taiwan informou que ao menos 21 aviões de guerra da China invadiram a zona de defesa aérea do território.
Segundo representantes do Exército, as aeronaves ultrapassaram a linha do Estreito de Taiwan, que delimita o espaço aéreo dos dois territórios, por volta das 17h local (6h em Brasília). De acordo com a pasta, ao todo, 45 aviões e 10 embarcações chinesas foram vistas na região.
Em resposta, o Exército de Taiwan informou que iniciou movimentações militares e reagiu com “atividades de aviões de combate, embarcações navais e sistemas de mísseis baseados em terra”.