metropoles.com

Para ministra do Japão, fala de Ghosn sobre fuga é “intolerável”

Ex-presidente da Nissan afirmou que a justiça japonesa feriu seus direitos humanos básicos e que foi “brutalmente” retirado de sua família

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chesnot/Getty Images
Catlos-Ghosn2
1 de 1 Catlos-Ghosn2 - Foto: Chesnot/Getty Images

A ministra da Justiça do Japão, Masako Mori, afirmou que são “absolutamente intoleráveis” as declarações do ex-presidente da Renault-Nissan Carlos Ghosn após sua fuga do Japão. Ele concedeu uma entrevista a jornalistas do mundo todo no Líbano, na quarta-feira (08/01/2020).

Aos repórteres, Ghosn disse que a justiça japonesa feriu seus direitos humanos básicos e que foi “brutalmente” retirado de sua família. Ele também acusou autoridades do Japão e executivos da Nissan de perseguição.

Como resposta às acusações do brasileiro, a ministra divulgou uma nota dizendo que “o tribunal libertou o réu Ghosn sob fiança porque ele prometeu cumprir as condições da fiança de que ele não deve se esconder, fugir ou viajar para o exterior, mas ele fugiu do Japão, e fugiu de seu julgamento criminal.”

“Tal ação não seria tolerada pelo sistema de nenhuma nação. Além disso, ele tem propagado informações falsas no Japão e no mundo sobre o sistema jurídico e sua prática no Japão. Isso é absolutamente intolerável”, continua a ministra.

O comunicado afirma ainda que “o sistema de justiça criminal do Japão estabelece procedimentos apropriados e é administrado adequadamente para esclarecer a verdade nos casos, garantindo os direitos humanos individuais básicos” e que “o governo japonês tomará todas as medidas disponíveis para que os procedimentos criminais possam ser atendidos adequadamente”.

Veja a íntegra da nota:

Ministra da Justiça do Japão by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?