metropoles.com

Para comitê que apura invasão ao Capitólio, Trump violou leis federais

“Conspiração criminal”: documento aponta que Trump sabia que havia perdido as eleições, mas continuou tentando subverter resultado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O comitê que investiga o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, concluiu, nessa quarta-feira (2/3), que o ex-presidente norte-americano Donald Trump violou “múltiplas leis federais” na tentativa de obstruir a contagem de votos nas eleições de 2020 e de cometer fraude.

O comitê analisou diversos depoimentos de pessoas ligadas à campanha até o ex-vice-presidente Mike Pence. A conclusão foi de que, mesmo após ser informado várias vezes de que perdeu a eleição, Trump continuou a afirmar que a contagem de votos estava errada.

Além disso, o ex-presidente ainda teria feito com que sua equipe continuasse a propor estratégias para mudar o resultado.

O objetivo de revelar os documentos é fazer com que John Eastman, advogado que foi parte central da campanha para subverter o resultado da eleição, seja obrigado a entregar centenas de e-mails. Até então, o material estava em sigilo, uma vez que Eastman foi advogado de Trump. No entanto, sua participação nos crimes derruba esse privilégio.

Até o momento, Eastman entregou 8 mil páginas de e-mails enviados e recebidos entre 4 e 7 de janeiro de 2021. Outros 11 mil, entretanto, ainda estão sob sigilo.

O comitê ainda não entregou o relatório final, baseado em 650 entrevistas. As evidências até o momento para o grupo, no entanto, apontam que Trump sabia que havia perdido as eleições, mas que, “ainda assim, buscou usar o vice-presidente para manipular os resultados a seu favor”.

5 imagens
Ex-presidente dos EUA Donald Trump e sua esposa, Melania Trump
Trump e Kim
Ex-presidente dos EUA Donald Trump e sua esposa, Melania Trump
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump
1 de 5

Donald Trump toma 12 latas de Coca-Cola diet por dia

@realdonaldtrump/Reprodução/Instagram
2 de 5

Ex-presidente dos EUA Donald Trump e sua esposa, Melania Trump

Al Drago/Getty Images
3 de 5

Trump e Kim

Divulgação Casa Branca
4 de 5

Ex-presidente dos EUA Donald Trump e sua esposa, Melania Trump

Tasos Katopodis/Getty Images
5 de 5

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump

Chip Somodevilla/Getty Images

O documento diz que Trump interferiu no processo de certificação da vitória de Joe Biden, disseminou informações falsas sobre fraude na eleição e pressionou autoridades a alterar o resultado. E, há evidência de que Trump fez parte de uma conspiração com os invasores do Capitólio para perturbar a certificação da vitória de Biden, em 6 de janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?