Papa retoma viagens e anuncia visita ao Iraque em março de 2021
Durante os quatro dias, o pontífice percorrerá Bagdá, a região de Ur, a cidade de Irbil, Mosul e Qaraqosh
atualizado
Compartilhar notícia
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni anunciou, nesta segunda-feira (7/12), que o papa Francisco visitará o Iraque de 5 a 8 de março do próximo ano, aceitando o convite do presidente do país e da Igreja Católica do local.
Durante os quatro dias, o pontífice visitará Bagdá, a região de Ur, a cidade de Irbil, Mosul e Qaraqosh. A viagem levará em consideração a pandemia do coronavírus e os detalhes da jornada serão divulgados futuramente.
Em 2019, Francisco havia expressado publicamente o desejo de visitar o país, durante a Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (Roaco).
“Um pensamento insistente me acompanha pensando no Iraque, onde tenho o desejo de ir no próximo ano, para que possa olhar adiante através da participação pacífica e partilhada na construção do bem comum de todos as componentes religiosas da sociedade, e não caia novamente em tensões que vêm dos conflitos intermináveis de potências regionais”, disse na época.
No mesmo ano, o presidente do Iraque, Barham Salih, afirmou que a visita do papa seria um “evento histórico”.
Vaticano
Francisco recebeu em audiência no Vaticano o presidente iraquiano, em 25 de janeiro. Na ocasião, foi destacada a importância de preservar a presença histórica dos cristãos no país, do qual são parte integrante, e a significativa contribuição que dão à reconstrução do tecido social, destacando a necessidade de lhes garantir segurança e um lugar no futuro do Iraque.
Foi discutido também os conflitos e as crises humanitárias que afligem o Iraque, destacando a importância dos esforços feitos com o apoio da comunidade internacional para restabelecer a confiança e a convivência pacífica.