metropoles.com

Papa pede fim de sanções para viabilizar ajuda humanitária à Síria

Em encontro com padres ortodoxos, papa Francisco defende que as sanções não impeçam o socorro urgente à Síria, afetada por terremoto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vatican News Reprodução / Metrópoles
Papa Francisco e padres ortodoxos no Vaticano reprodução / Metrópoles
1 de 1 Papa Francisco e padres ortodoxos no Vaticano reprodução / Metrópoles - Foto: Vatican News Reprodução / Metrópoles

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira (23/2) a revogação de sanções que impeçam o auxílio humanitário às populações atingidas pelos terremotos no Oriente Médio. “Espero que tudo seja feito pelo povo, que não haja motivos ou sanções que impeçam o socorro urgente e necessário à população”, disse durante um encontro com padres ortodoxos orientais, informou o Vatican News.

O pedido faz referência à Síria, que além de sofrer com os abalos desde o dia 6, tem questões políticas internas e externas particulares.

“Alguns de vocês vêm da Síria tribulada. Gostaria de expressar uma particular proximidade a esse querido povo, provado não só pela guerra, mas também pelo terremoto que, como na Turquia, causou tantas vítimas e terríveis devastações”, disse o pontífice.

De acordo com as informações da Al Jazeera nesta manhã, o número de mortos pelos desastre na Turquia e na Síria chega a quase 50 mil.

Na segunda-feira (20/2), a região de fronteira entre a Turquia e a Síria foi novamente atingida por um terremoto, dessa vez com magnitude de 6,3 graus. O abalo sísmico ocorreu duas semanas depois do tremor considerado o pior das últimas décadas, que deixou milhares de mortos.

O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) afirma que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 2 km. O abalo provocou pânico na região, que ainda enfrenta os impactos do tremor de 6 de fevereiro – nessa data, o tremor foi de 7,8 graus na escala Richter. A informação foi divulgada pelo chefe da Autoridade Turca de Gerenciamento de Emergências e Desastres (Afad), Yunis Sezar.

Diálogo

Apesar da Síria ser um país de maioria muçulmana, um de seus principais aliados é a Rússia, de natureza católica ortodoxa. A mensagem do papa aos ortodoxos orientais estabelece uma conexão para que a viabilidade de corredores humanitários possam ser viabilizados para que a ajuda chegue em Harim, Salqin e Ma’arrat Misrin, regiões localizadas no Noroeste da Síria.

A Síria de Bashar al-Assad é um país aliado da Rússia de Vladimir Putin, hoje um inimigo do ocidente. A fala do papa defende um cessar dessas questões pelo bem-estar dos atingidos pela catástrofe.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?