metropoles.com

Papa nomeia 20 cardeais, entre eles os arcebispos de Manaus e Brasília

Leonardo Steiner, de Manaus, e Paulo Cezar Costa, de Brasília, estão entre os novos cardeais anunciados neste sábado (27/8), no Vaticano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vaticano/Reprodução
papa francisco na missa do galo de 2021
1 de 1 papa francisco na missa do galo de 2021 - Foto: Vaticano/Reprodução

O Papa Francisco anunciou, neste sábado (27/8), a nomeação de 20 novos cardeais, incluindo dois brasileiros. Um deles é Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e o outro é Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, considerado jovem para os padrões do Vaticano, com 55 anos de idade.

A medida é mais uma etapa da reforma da cúpula da Igreja, promovida pelo Papa, com o intuito de torná-la mais diversa e representativa. E isso acontece, até mesmo, do ponto de vista geográfico. Pela primeira vez, países como Paraguai, Timor Leste, Mongólia e Cingapura terão cardeiais representantes.

Dos 20 novos anunciados neste sábado, 16 têm idade inferior a 80 anos. Isso os torna aptos para votar em caso de conclave pela renúncia ou morte do Pontífice. Aos 85, Papa Francisco já organiza o cenário para sua sucessão. Em 2021, ele passou por uma cirurgia no cólon e possui, ainda, uma dor crônica em um dos joelhos que o impede de caminhar.

A partir de agora, o colégio de cardeais será composto por 229 integrantes. Desse total, 133 têm direito a voto no conclave. A nova lista traz, inclusive, nomes de possíveis sucessores. Papa Francisco priorizou a indicação de religiosos sensíveis aos problemas sociais e procedentes de regiões sensíveis, visando o dinamismo e maior presença da igreja.

Além dos dois brasileiros, estão na lista, ainda, um paraguaio, um colombiano, dois africanos e cinco asiáticos, uma clara estratégia em tornar a igreja menos européia. A maioria da cadeiras do Colégio Cardinalício (40%) é composta por cardeiais de países europeus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?