metropoles.com

Papa Francisco visita cidade no Iraque devastada pelo Estado Islâmico

O líder religioso ouviu relatos dos moradores e afirmou a eles que a fraternidade é mais durável que o fratricídio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Iraqi President Barham Saleh (L) welcomes Pope Francis at Baghdad’s Presidential Palace. Pope Francis arrived in Iraq on Friday for the first ever papal visit to the Middle Eastern country, a place where the Christian community has dwindled amid years of war. Photo: Ameer Al Mohammedaw/dpa (Photo by Ameer Al Mohammedaw/picture alliance via Getty Images)
Papa chega ao Iraque e é recepcionado pelo presidente Barham Saleh
1 de 1 Papa chega ao Iraque e é recepcionado pelo presidente Barham Saleh - Foto: Iraqi President Barham Saleh (L) welcomes Pope Francis at Baghdad’s Presidential Palace. Pope Francis arrived in Iraq on Friday for the first ever papal visit to the Middle Eastern country, a place where the Christian community has dwindled amid years of war. Photo: Ameer Al Mohammedaw/dpa (Photo by Ameer Al Mohammedaw/picture alliance via Getty Images)

Neste domingo (7/3), no segundo dia de visita ao Iraque, o Papa Francisco encontrou-se com moradores da cidade de Mossul. Ele ouviu de católicos e de seguidores de outras religiões como foi viver sob o domínio do Estado Islâmico.

O líder religioso afirmou a eles que a fraternidade é mais durável que o fratricídio e os elogiou por terem se reerguido, segundo noticiou o G1. O papa está em uma viagem histórica ao Iraque. No sábado, ele visitou o local de nascimento do profeta Abraão.

O papa chegou de helicóptero à cidade e visitou as ruínas de casas e igrejas onde ficava o centro da cidade, antes da ocupação do Estado Islâmico, entre 2014 e 2017. Grande parte da comunidade foi destruída em 2017, durante as batalhas entre o Estado Islâmico e uma coalizão de forças do Iraque e internacionais.

“É cruel que esse país, berço da civilização, tenha sido atingido por um golpe tão bárbaro, com destruição de locais de devoção ancestrais destruídos e milhares de pessoas, muçulmanos, cristãos, yazidis e outros forçados a ir embora ou mortos”, afirmou.

“Hoje, porém, reafirmamos nossa convicção de que a fraternidade é mais durável do que o fratricídio, que a esperança é mais poderosa do que o ódio, que a paz é mais poderosa do que a guerra”.

O papa viaja com uma equipe de segurança grande. Picapes militares montadas com metralhadoras escoltam a comitiva e há seguranças à paisana em Mossul.

Na ocasião, Francisco também disse que a esperança nunca poderia ser “silenciada pelo sangue derramado por aqueles que pervertem o nome de Deus para buscar caminhos de destruição”.

Ele então leu uma oração repetindo um dos principais temas da viagem, que é sempre errado odiar, matar ou guerrear em nome de Deus.

Os combatentes do Estado Islâmico, um grupo militante sunita que tentou estabelecer um califado na região, devastaram o norte do Iraque entre 2014 e 2017. Eles mataram cristãos e também muçulmanos que se opunham a eles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?