Papa Francisco, que iria se reunir com Lula, cancela ida à COP
O papa está gripado e com uma inflamação das vias respiratórias. Por recomendação médica, ele não poderá mais viajar até Dubai
atualizado
Compartilhar notícia
O papa Francisco cancelou, na tarde desta terça-feira (28/11), a ida à Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28), com início nesta semana em Dubai. O pontífice sofre de gripe e inflamação das vias respiratórias.
Ele deveria encontra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na conferência. A expectativa era de uma conversa sobre meio ambiente, direitos humanos e a busca pela paz em meio à guerra entre Israel e Hamas, iniciada em outubro.
Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé indicou melhora no quadro de saúde do papa, mas houve pedido dos médicos para cancelar a viagem. O pontífice “aceitou com grande pesar” a recomendação.
Apesar disso, diz o texto, ele segue “disposto” a participar de outras agendas, mas a “modalidade”, presencial ou on-line, ainda não foi definida.
Agenda internacional de Lula
O presidente chegou à Arábia Saudita nesta terça e se encontrou com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro local, Mohammed bin Salman. Segundo o petista, a conversa tratou de “investimentos sauditas no Brasil em diversos setores, e sobre o potencial de exportações brasileiras”.
Nesta quarta-feira (29/11), Lula irá a compromissos no Catar. De quinta (30/11) a sábado (2/12), o presidente estará na COP28 e, depois, seguirá para uma visita de três dias a Berlim, na Alemanha. O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), assumirá o Planalto até 6 de dezembro, quando o chefe do Executivo retorna.
O petista recheou o giro pelo Oriente Médio de agendas com líderes internacionais, a fim de melhorar as relações exteriores e apresentar os projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em busca de investimentos.