Papa Francisco faz vídeo e internet aponta indireta a Moro e Dallagnol
O pedido, segundo o santo padre, é necessário para que eles trabalhem com integridade e respeito à dignidade humana
atualizado
Compartilhar notícia
O Vaticano divulgou, nesta quinta-feira (04/07/2019), a videomensagem do papa Francisco com a intenção de oração para o mês de julho. Na gravação, o líder católico pede que as pessoas “rezem pelos magistrados, juízes e advogados que administram a Justiça em todo o mundo”.
O apelo, segundo o santo padre, é necessário para que eles trabalhem com integridade e respeito à dignidade humana, “sem interesses pessoais egoístas ou agendas ocultas, em um contexto de transparência e imparcialidade”.
“Os juízes devem seguir o exemplo de Jesus, que nunca negocia a verdade”, destaca papa Francisco. O pontífice emenda: “Dos juízes dependem decisões que influenciam os direitos e os bens das pessoas. Sua independência deve ajudá-los a serem isentos de favoritismos e de pressões que possam contaminar as decisões que devem tomar”, ressalta.
Papa Francisco frisa que a justiça exige trabalho íntegro e imparcial. “Rezemos para que todos aqueles que administram a Justiça trabalhem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra”, conclui o papa.
Assista ao vídeo publicado por Francisco:
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) 4 de julho de 2019
O pontífice diz que a justiça não pode ser apenas um “traje extra” ou um disfarce que só se usa para ir a festas.
Alusão a Moro
Nas redes sociais, muitos internautas entenderam a mensagem como um recado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. O ex-juiz da Lava Jato centraliza uma crise após o vazamento de mensagens em que ele supostamente influencia a ação dos procuradores da forca-tarefa. O caso também envolve o coordenador do grupo, Deltan Dallagnol.
O escândalo ficou conhecido como “Vaza Jato”. Moro já esteve no Congresso duas vezes para esclarecer a troca de mensagens. Ele nega qualquer ato ilícito e diz que não há como provar a veracidade do conteúdo.
Veja a repercussão no Twitter:
Uma mensagem propícia para este caos em que a justiça do Brasil se encontra.
— Katharine Aragão (@katharinearagao) 4 de julho de 2019
Alô @deltanmd e @SF_Moro Vossa Santidade tem uma mensagem para vocês…
— João Gabriel Prates (@jgprates) 4 de julho de 2019
@SF_Moro chegou a ver isso aqui, amigão?
— Murilo Brandão (@M9_Murilo) 4 de julho de 2019