Papa Francisco envia telegrama a Kirchner e fala em solidariedade
Na noite de quinta-feira (1º/9), um homem brasileiro de 35 anos efetuou dois disparos contra a vice-presidente, mas a arma de fogo falhou
atualizado
Compartilhar notícia
Mais alta autoridade religiosa da Igreja católica, o papa Francisco enviou, nesta sexta-feira (2/9), um telegrama (veja a íntegra abaixo) à vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, falando em “solidariedade”. Na noite de quinta-feira (1º/9), um homem brasileiro de 35 anos efetuou dois disparos contra a política, mas a arma de fogo falhou.
No texto, Francisco, que é nascido na Argentina, deseja que a “harmonia social e o respeito pelos valores democráticos” prevaleçam no país.
Veja a íntegra da nota:
“À vice-presidente da República Argentina, Dra. Cristina Fernández de Kirchner,
Recebendo a notícia do ataque que sofreu vossa excelência na tarde de ontem, quero expressar a minha solidariedade e proximidade neste momento delicado. Peço que a harmonia social e o respeito pelos valores democráticos prevalem sempre na amada Argentina, contra todo tipo de violência e agressão”.
Entenda o caso
Um brasileiro de 35 anos foi preso na noite desta quinta-feira (1º/9), após tentar realizar um atentado a tiros contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. A polícia vai investigar se houve uma tentativa de homicídio e a pistola falhou, ou se a falta do tiro foi proposital. O suspeito foi identificado como Fernando Sabag Montiel, segundo o jornal La Nación.
Cristina voltava para casa, no bairro de Recoleta, na capital Buenos Aires. Ela estava cercada por seguranças e muitos apoiadores estavam no local.
O suspeito se aproximou da vice-presidente e chegou a colocar a arma bem perto do rosto dela. Quando tentou atirar, porém, a arma parece ter falhado. Cristina, então, protegeu-se com aos mãos em frente ao corpo e o atirador foi levado por militantes e seguranças.
De acordo com o Clarín, Fernando Sabag foi detido em março de 2021 por portar uma arma não convencional. Na ocasião, ele foi abordado por policiais por estar em um carro sem placa. Enquanto conversava com os agentes de segurança, uma faca de 35 centímetros caiu. O brasileiro afirmou que portava o objeto para defesa pessoal; o equipamento foi apreendido.
Veja o momneto do ataque:
La imagen del intento de atentado contra Cristina Kirchner. pic.twitter.com/P08PhWXLWy
— Sergio Villone (@sergioVillone) September 2, 2022