Papa Francisco defende leis de união civil para casais do mesmo sexo
No documentário “Francesco”, sumo pontífice afirma que casais do mesmo sexo deveriam ser “legalmente cobertos”
atualizado
Compartilhar notícia
Em um novo documentário, o papa Francisco pediu a criação de leis para a união civil entre casais do mesmo sexo, o que é o seu apoio mais claro à questão até o momento.
De acordo com a Agência Católica de Notícias, Francisco é citado dizendo que casais do mesmo sexo deveriam ser “legalmente cobertos”. O sumo pontífice afirmou: “O que temos que criar é uma lei da união civil”. As informações são do Washington Post.
Os comentários de Francisco costumam enfatizar uma compreensão com a questão e um acolhimento. Porém, algumas colocações do chefe da Igreja Católica, por vezes, contraria grupos mais conservadores da instituição.
O documentário “Francesco” estreia em Roma nesta semana e nos Estados Unidos na semana que vem. Francisco deu uma entrevista ao cineasta Evgeny Afineevsky dizendo que “os homossexuais têm o direito de fazer parte da família”.
“Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso, ou miserável por causa disso”, afirmou o líder religioso.
Em 2014, Francisco tentou negociar com o governo da Argentina para legalizar o casamento gay e sinalizou que estaria aberto às uniões civis como alternativa.
Ele também chamou atenção naquele ano quando o jornal italiano Corriele della Sera publicou uma entrevista em que o papa reiterava que “o ensino da Igreja de que o casamento é entre um homem e uma mulher, ao mesmo tempo que reconhece que os governos querem adotar uniões civis para casais homossexuais e outros para permitir a outros benefícios ”.