Papa Francisco chora ao mencionar Ucrânia em oração; vídeo
O líder da Igreja Católica, Papa Francisco, interrompeu a fala por cerca de 30 segundos e foi aplaudido durante missa em Roma
atualizado
Compartilhar notícia
Ao fazer uma oração pelo povo da Ucrânia, o Papa Francisco se emocionou e chorou nesta quinta-feira (8/12). O líder da Igreja Católica interrompeu a fala por cerca de 30 segundos.
“Virgem Imaculada, hoje gostaria de lhe trazer o agradecimento do povo ucraniano”, iniciou, até ter a fala interrompida pelas lágrimas. Autoridades e o público que acompanhavam a celebração aplaudiram o pontífice.
Quando retomou a oração, ainda com a voz embargada, apresentou à Imaculada Conceição suplicas “das crianças, dos idosos, dos pais e das mães, dos jovens, daquela terra martirizada”.
O momento ocorreu durante homenagem à Imaculada Conceição. A cerimônia tradicional ocorreu próximo a um monumento da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Confira as imagens:
Condenação à ação russa
Em novembro, o governo russo repudiou uma declaração do papa Francisco. Em entrevista à revista Jesuit, o pontífice falou sobre o conflito armado na Ucrânia.
O líder máximo da Igreja Católica lembrou do povo ucraniano como um povo que tem sido “martirizado”. O pontífice afirmou que a crueldade do conflito não provém da tradição russa. Segundo ele, a crueldade vem, em grande parte, dos Chechenos e de outras minorias étnicas.
“Às vezes eu tento não especificar para não ofender, mas sim condenar no geral, embora é bem conhecido quem eu estou condenando”, afirmou o papa, que também condenou o Estado Russo na entrevista.