Papa Francisco cancela atividades e faz exames em hospital em Roma
Papa de 86 anos foi diagnosticado com gripe, mas exames descartaram problemas pulmonares; ele teve parte dos pulmões retirados na juventude
atualizado
Compartilhar notícia
O papa Francisco precisou cancelar a agenda de compromissos, neste sábado (25/11), após um “leve estado gripal”. Em função do quadro, o pontífice de 86 anos passou por uma bateria de exames nos pulmões em um hospital em Roma, capital da Itália, durante a tarde.
Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, Francisco foi submetido a uma tomografia computadorizada de controle, no hospital Gemelli Isola, localizado ao centro da capital italiana. O exame não identificou complicações na região pulmonar. Logo após as atividades, o papa voltou à residência no Vaticano.
O chefe da Igreja Católica teve parte dos pulmões removida devido a uma grave pneumonia quando ele tinha 21 anos e ainda vivia em sua cidade natal, na Argentina.
Neste domingo (26/11), o pontífice deve retomar as atividades com a tradicional mensagem semanal do Angelus, na Praça de São Pedro.
Francisco também deverá participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), na próxima sexta-feira (1º/12). Ao longo da visita, estão previstas várias reuniões bilaterais com os líderes mundiais presentes no evento.
Em junho, o chefe da Igreja Católica precisou passar por uma cirurgia de emergência para tratar uma hérnia no intestino, mas teve uma recuperação “regular e serena”, de acordo com o Vaticano. Ele recebeu alta após passar 10 dias internado.