Papa agradece jornalistas por darem voz às vítimas de abuso na Igreja
“Agradeço vocês pelo que nos dizem sobre o que está errado na Igreja, por nos ajudarem a não jogar isso para baixo do tapete”, disse
atualizado
Compartilhar notícia
Neste sábado (13/11), o Papa Francisco agradeceu aos jornalistas por ajudarem a revelar os casos de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica.
“Agradeço vocês pelo que nos dizem sobre o que está errado na Igreja, por nos ajudarem a não jogar isso para baixo do tapete, e pela voz que vocês deram às vítimas de abuso”, disse o papa, segundo a Reuters.
Ele destacou o que chama de “missão” do jornalismo, e afirmou que é importante que os profissionais saiam das redações e cheguem às ruas para descobrir o que está acontecendo, a fim de conter a desinformação da internet.
A fala do papa Francisco foi feita durante uma cerimônia para honrar dois correspondentes veteranos que cobrem o Vaticano há anos, os jornalistas Philip Pullella, da Reuters, e Valentina Alazraki, da Televisa, do México.
O escândalo de abusos sexuais cometidos por membros do clero da Igreja Católica Romana veio à tona em 2002, após uma série de reportagens do jornal The Boston Globe. Nas reportagens, menores de idade relevaram um padrão de abusos, acobertados pelas lideranças.
Depois disso, já houve relatos de diversos casos de abusos em diversos países. Em outubro, um levantamento da Comissão Independente sobre Abuso Sexual na Igreja (Ciase, na sigla em francês) apontou que a Igreja Católica da França e fiéis podem ser responsáveis por mais de 300 mil caso de abuso sexual, desde 1950. Só de autoria de membros do clero, foram cerca de 216 mil casos.