metropoles.com

Papa abrirá em 2020 os arquivos secretos do Vaticano sobre a 2ª Guerra

Organizações judaicas pedem a abertura e acusam o pontífice da época, Pio XII, de fechar os olhos para as perseguições a judeus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
papa francisco
1 de 1 papa francisco - Foto: Reprodução/Twitter

O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira (4/3) que abrirá os arquivos secretos do Vaticano referentes à 2ª Guerra e ao papa Pio XII, acusado por alguns historiadores de manter silêncio sobre o Holocausto. Organizações judaicas pedem há décadas pela abertura desses documentos.

“A Igreja não tem medo da História”, disse Francisco a integrantes dos Arquivos Secretos do Vaticano, acrescentando que os documentos do período do papado de Pio XII (1939 a 1958) serão abertos no dia 2 de março de 2020. Ele destacou que o legado de Pio XII é tratado com “certo preconceito e exagero”.

De acordo com o Vaticano, Pio XII utilizou da diplomacia nos bastidores para salvar judeus diante dos muitos católicos que viviam em regiões ocupadas por nazistas.

A Comissão de Judeus Americanos (AJC, na sigla em inglês), um dos principais grupos judaicos do mundo, elogiou a decisão de Francisco. “Por mais de 30 anos, a AJC pede pela abertura completa dos arquivos secretos da Santa Sé do período da 2.ª Guerra”, disse o rabino David Rosen, diretor internacional de assuntos inter-religiosos da Comissão.

“É particularmente importante que especialistas dos principais institutos em memória ao Holocausto em Israel e nos Estados Unidos avaliem objetivamente da melhor forma possível os registros históricos da época mais terrível, para reconhecer tantos as falhas como os esforços valentes feitos durante o período de Shoah”, afirmou Rosen, mencionando a palavra hebraica para se referir ao Holocausto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?