Palestina vai solicitar adesão ao Brics após cúpula na Rússia
Segundo embaixador Abdel Hafiz Nofal, Palestina vai solicitar a adesão ao Brics após a cúpula do bloco que será realizada em outubro
atualizado
Compartilhar notícia
A Palestina deve apresentar um pedido de adesão ao Brics em outubro, após a realização da cúpula do bloco na cidade russa Kazan. A revelação é do embaixador palestino na Rússia, Adbel Hafiz Nofal.
“Após a nossa primeira participação na cúpula, enviaremos uma solicitação para ingressar nesta associação”, afirmou Nofal em entrevista coletiva nesta segunda-feira (26/8). “O presidente russo Vladimir Putin prometeu que uma sessão seria totalmente dedicada à Palestina. Temos as expectativas mais positivas sobre essa cúpula”.
Em um encontro realizado no último dia 13 de agosto, Putin convidou o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para participar do próximo encontro do bloco.
“Este convite significa que, apesar de todos os crimes, assassinatos e destruição na Faixa de Gaza, nossa mensagem é que a Palestina quer viver e se desenvolver”, afirmou o embaixador.
Originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco se expandiu no último encontro dos Brics, em agosto de 2023. Desde então, Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã também fazem parte do grupo.