Países da Otan acusam Rússia de invadir espaço aéreo
Tensão na Europa cresce após a acusação de que aeronaves russas estão invadindo o espaço aéreo de países membros da Otan
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à guerra que se arrasta na Europa, países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) acusam a Rússia de invasão do espaço aéreo. Depois de Dinamarca e Suécia, foi a vez de Estônia e Lituânia relatarem invasões de aeronaves russas em seu território.
Nessa terça, a Estônia afirmou ter detectado a presença de um helicóptero russo em seu espaço aéreo no último sábado. Segundo o governo do país, o equipamento russo atua na proteção de fronteiras e o voo durou cerca de dois minutos.
“A Estônia considera esse incidente extremamente grave e deplorável, que invariavelmente provoca ainda mais tensão e é completamente inaceitável”, informou o Exército em nota.
De acordo com o secretário permanente do Ministério da Defesa da Estônia, “isso é algo que se tornou diário. Esta é a imagem de ameaça. Nunca foi tão grave quanto é agora”.
Já o Ministério da Defesa da Lituânia, segundo informações divulgadas pela organização Defcon Level Warning System, relatou oito violações de seu espaço aéreo por aviões russos.
A revelação acontece após a Lituânia anunciar que bloqueou a passagem de trens com produtos russos para Kaliningrado.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.