“Pai da selfie” capta mudança de aparência em décadas de fotos diárias
Ele repetiu o processo, inciado em 23 de fevereiro de 1987, 10.958 vezes. Desde então, interrompeu a rotina apenas em um dia
atualizado
Compartilhar notícia
Três décadas atrás, Karl Baden, à época com 34 anos, montou uma câmera sobre tripé, parou em frente a um pano de fundo branco e fotografou seu rosto. A partir daquela data — 23 de fevereiro de 1987, uma segunda-feira — ele repetiu este processo 10.958 vezes. Desde então, a rotina diária foi interrompida em apenas um dia.
Parte das imagens Baden publicou em seu blog — inclusive, as primeiras, de 1987. Em vídeo de dois minutos, ele traçou a mudança de sua aparência nos últimos trinta anos.
Baden, hoje aos 64 anos, é professor de fotografia na Boston College e mora em Cambridge, na Inglaterra, de acordo com o jornal americano Boston Globe. Ele chama o projeto de “Every Day” (“Todos os dias”, traduzido do inglês). A sequência foi exibida em galerias de arte e ganhou maior atenção nos últimos anos com o advento do termo “selfie”.
“Quando surgiu a ideia do selfie, eu não comecei a chamá-los assim, mas, pelo que me diz respeito, as pessoas podem usar o termo que desejaram”, comentou Baden. O professor diz que a ideia para o projeto surgiu mais de uma década antes de ele executá-la. Mas ele se segurou no início porque “cometi o erro de dizer a meu amigo”.Esquecimento
A rotina diária de “selfies” foi interrompida apenas uma vez. Em 15 de outubro de 1991, Baden deixou de se fotografar antes de sair para trabalhar. “Cheguei a lembrar enquanto estava no carro, porém, acabei me esquecendo de novo”, explica.