metropoles.com

Padre aposentado dos EUA assume ter cometido estupro e sequestro

Hecker foi indiciado ano passado por acusações relacionadas a agressões sexuais na década de 1970. Ele se declarou culpado nesta terça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem preto e branca de padre que estupro jovens - Metrópoles
1 de 1 Imagem preto e branca de padre que estupro jovens - Metrópoles - Foto: Reprodução

Lawrence Hecker, um padre católico aposentado, de 93 anos, em Lousiana, Estados Unidos, declarou-se culpado das acusações de estupro e sequestro de um adolescente nos anos 1970. A declaração ocorreu pouco antes do início da seleção do júri para o julgamento nesta terça-feira (3/12).

O clérigo declarou-se culpado das acusações estaduais de estupro de primeiro grau, sequestro agravado, crime agravado contra a natureza e roubo de mais de US$ 500. O advogado do padre destacou que a confissão não faz parte de um acordo para reduzir a setença.

“Ele, finalmente, assumir a responsabilidade. Por isso foi a coisa certa a fazer, e a coisa necessária a fazer neste momento”. Espero que todos os envolvidos possam seguir em frente da maneira que for melhor para eles”, afirmou o advogado do padre.

As acusações contra ele foram feitas ano passado, após o jornal The Guardian revelar que o clérigo confessou a seus superiores, em 1999, que havia molestado sexualmente de vários adolescentes nas décadas de 1960 e 1970. Ele continuou a servir na arquidiocese de Nova Orleans até sua aposentadoria em 2002.

Lawrence Hecker deve ser julgado no dia 18 de dezembro e pode pegar prisão perpétua.

Adiamentos

O julgamento de Hecker foi adiado várias vezes devido a preocupações com sua competência mental e, também, por problemas entre o juiz anterior e os promotores. A nova juíza, Nandi Campbell, do Tribunal Criminal Distrital de Orleans Parish, ordenou que o padre passasse por avaliações físicas e psicológicas antes do julgamento.

Os exames confirmaram que o clérigo aposentado havia sido diagnosticado com Alzheimer e demência.

Um porta-voz da arquidiocese disse que, após o padre confessar, essa era a “esperança e oração da igreja que os procedimentos judiciais de hoje tragam cura e paz ao sobrevivente e a todos os sobreviventes de abuso sexual”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?