metropoles.com

Otan suspende atividades de treinamento militar no Iraque

Por temor de possíveis represálias, a coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos também reduziu suas operações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Qassam Soleimani morreu em ataque dos EUA no Irã
1 de 1 Qassam Soleimani morreu em ataque dos EUA no Irã - Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) suspendeu neste sábado (04/01/2020), operações de treinamento das forças de segurança no Iraque após a morte do general iraniano Qassim Suleimani em ação dos EUA no país.

De acordo com o porta-voz da Otan, Dylan White, a missão continua, apesar da suspensão das atividades. A missão, ativa desde 2018, conta com centenas de soldados e treina as forças iraquianas a pedido do próprio Iraque para combater o grupo Estado Islâmico.

White informou que o secretário-geralda Otan, Jens Stoltenber, conversou por telefone com o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, após a morte do general. “A Otan está monitorando a situação na região muito de perto. Permanecemos em contato próximo e regular com as autoridades americanas”, disse White.

Por temor de possíveis represálias, a coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos também reduziu suas operações e reforçou a segurança de suas bases no Iraque, informou uma autoridade americada em Bagdá. Horas depois do ataque que resultou na morte do general iraniano, os Estados Unidos anunciaram o envio de mais 3,5 mil soldades à região.

Milhares de pessoas se reúnem neste sábado para a procissão fúnebre de Suleimini em Bagdá. A maioria veste preto e carrega bandeiras iraquianas e de outras milícias apoiadas pelo Irãi. Alguns ainda gritam “Morte à América” e queimam bandeiras dos Estados Unidos.

Na sexta-feira, 3, o presidente Donald Trump foi a público para dizer que ordenou a ação, com a intenção de “evitar uma guerra”. O governo americano diz que o general da Força Quds, que pertence a Guarda Revolucionária do Irã, estava planejando uma série de ataques que colocavam em risco tropas e oficiais americanos. No entanto, ele não forneceu nenhuma evidência.

Suleimani foi o arquiteto da política regional do Irã e o responsável por mobilizar milícias no Iraque, na Síria e no Líbano, inclusive na guerra contra o grupo do Estado Islâmico. Ele também tem sido responsabilizado há quase duas décadas por ataques contra tropas e aliados americanos. / Com informações da AFP e EFE

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?