metropoles.com

Otan pede que civis estejam prontos para guerra direta com a Rússia

Segundo presidente do Comitê Militar da Otan, aliança se prepara para guerra com a Rússia e pede que civis estejam prontos para atuar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Omar Havana/Getty Images
Imagem colorida mostra almirante Rob Bauer, da otan, durante coletiva de imprensa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra almirante Rob Bauer, da otan, durante coletiva de imprensa - Metrópoles - Foto: Omar Havana/Getty Images

Em meio à tensão global crescente, o presidente do Comitê Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirmou que a aliança acredita que uma guerra direta com a Rússia deve acontecer dentro dos próximos 20 anos e pediu que civis de países que integram o bloco estejam preparados para atuar em um possível cenário de conflito.

“Temos que perceber que não é um dado adquirido que estamos em paz. E é por isso que nós [Otan] estamos nos preparando para um conflito com a Rússia”, disse o almirante holandês Rob Bauer durante entrevista coletiva nessa quinta-feira (18/1).

Segundo o militar, as próximas duas décadas são preocupantes e exige que civis do Ocidente estejam prontos para uma possível guerra envolvendo os 31 países da aliança militar liderada pelos Estados Unidos. 

O almirante usou a Suécia como exemplo e elogiou a atitude do ministro da Defesa sueco, Carl-Oskar Bohlin, que no início de janeiro pediu que a população se prepare para uma possível guerra envolvendo país que está em processo de adesão à Otan e faz fronteira com a Rússia.

“Tudo começa aí”, afirmou Bauer. “A percepção de que nem tudo é planejável e nem tudo correrá bem nos próximos 20 anos”.

As declarações do militar aconteceram logo após a Otan anunciar a realização do maior exercício militar do bloco desde a Guerra Fria. Ao todo, 90 mil militares serão mobilizados para o Steadfast Defender 2024, que contará com a presença dos 31 países da aliança e a Suécia, começa na próxima semana e deve durar até maio. As atividades começam na próxima semana e devem durar até maio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?