metropoles.com

Otan diz que “adaptação” contra ameaças nucleares está em andamento

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan afirmou, nesta sexta-feira (16/6), que discute formas de dissuadir recentes ameaças nucleares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Omar Havana/Getty Images
Meeting Of NATO Ministers Of Defence In Brussels
1 de 1 Meeting Of NATO Ministers Of Defence In Brussels - Foto: Omar Havana/Getty Images

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira (16/6) que a aliança militar discute formas de se adaptar para dissuadir possíveis ameaças nucleares no cenário mundial. A informação foi divulgada após uma reunião de dois dias entre ministros da Defesa da Otan realizada em Bruxelas, na Bélgica.

O anúncio da aliança militar ocorre em um momento em que a tensão nuclear aumentou significativamente. Além das recentes ameaças de uso de armas de destruição em massa por parte da Rússia, os programas nucleares da Coreia do Norte, do Irã e da China levantam alertas de segurança global.

No mesmo dia em que o número 1 da Otan afirmou que a aliança está revendo conceitos sobre segurança e dissuasão nuclear, Vladimir Putin anunciou que a Rússia transferiu armas nucleares para a Belarus.

A Rússia é, atualmente, a nação com o maior arsenal nuclear mundial, contando com cerca de 4.489 armas prontas para serem usadas.

Durante a reunião em Bruxelas, membros da Otan prometeram aumentar o apoio à Ucrânia no conflito no Leste Europeu.

Stoltenberg acrescentou que espera um aumento no investimento em defesa dos países membros do bloco, que devem assumir o compromisso de destinar 2% do PIB de cada nação como um piso de gastos na área.

O secretário-geral da Otan enfatizou a união do bloco no momento, e disse que esta é a primeira vez, desde a Guerra Fria, que a aliança está “conectando totalmente o planejamento de nossa defesa coletiva”, com tropas de prontidão para “defender cada centímetro do território aliado contra qualquer ameaça”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?