Otan: cúpula discute ajuda à Ucrânia e apoio à adesão da Suécia
Cúpula da Otan começa nesta terça-feira (11/7), em Vilnius, na Lituânia. Guerra na Ucrânia e adesão sueca estão na pauta da aliança militar
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) inicia, nesta terça-feira (11/7), cúpula com os 30 países-membros. No encontro, organizado em Vilnius, na Lituânia, serão discutidas medidas de segurança e defesa das nações. Além disso, a reunião deverá tratar sobre o apoio da aliança militar à Ucrânia e a adesão da Suécia ao bloco.
Líderes da Austrália, da Nova Zelândia, do Japão e da Coreia do Sul, além da União Europeia, participarão da cúpula da Otan. Nessa segunda-feira (10/7), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concordou em retirar seu veto e recomendar o pedido da Suécia para ingressar no grupo — a Suécia foi convidada a integrar a aliança no ano passado, assim como a Finlândia.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou que Erdogan concordou em encaminhar a proposta de adesão da Suécia ao parlamento da Turquia.
“Tenho o prazer de anunciar que o presidente Erdogan concordou em encaminhar o protocolo de adesão da Suécia à Grande Assembleia Nacional o mais rápido possível e trabalhar em estreita colaboração com a assembleia para garantir a ratificação”, declarou Stoltenberg em entrevista coletiva.
Na cúpula, os países-membros também discutirão sobre o acordo para que cada aliado gaste o mínimo de 2% do Produto Interno Bruno (PIB) anual em segurança.