metropoles.com

Oscar Pistorius ganha liberdade condicional após 9 anos de prisão

Pistorius cumpriu pena de 9 anos de prisão por matar a companheira, Reeva Steenkamp, a tiros, na madrugada do Dia dos Namorados, em 2013

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alon Skuy – Pool/Gallo Images/Getty Images
Imagem colorida mostra Oscar Pistorius - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Oscar Pistorius - Metrópoles - Foto: Alon Skuy – Pool/Gallo Images/Getty Images

O ex-atleta olímpico e paralímpico Oscar Pistorius deve ser libertado nessa sexta-feira (5/1). Ele cumpriu pena de 9 anos de prisão por assassinar a namorada, Reeva Steenkamp, a tiros, na madrugada do Dia dos Namorados, em 2013. O esportista deixa o Centro Correcional Atteridgeville, em Pretória, na África do Sul, e passa a cumprir o regime de prisão domiciliar.

O Departamento de Correções da África do Sul (South Africa’s Department of Corrections) não deu detalhes do processo de mudança de norma pela qual Pistorius passará. Eles alegam que o status de fama do atleta “não o torna diferente dos outros presos nem justifica um tratamento inconsistente”.

Ele cumprirá o restante da pena de 13 anos e cinco meses nesse regime até dezembro de 2029. Segundo o Departamento de Correções, criminosos podem entrar em sistema semiaberto depois de cumprirem metade da pena.

A previsão é de que Pistorius volte a morar na mansão do tio no bairro nobre de Waterkloof, em Pretória, onde cumpriu prisão domiciliar entre 2015 e 2016. As autoridades colocaram barreiras na pista que leva ao local, o que pode indicar a chegada dele.

Restrições

Entre as condições da condicional estão a proibição do consumo de álcool e a obrigação de que ele participe de programas voltados ao controle da raiva e conscientização sobre a violência contra mulheres. Além disso, há limitações às saídas de casa, e ele terá de prestar serviço comunitário.

O ex-atleta também terá de se reunir com as autoridades responsáveis pela manutenção da pena e ir aos escritórios regionais de serviço para verificação regular. Ele poderá ser visitado de surpresa a qualquer momento. Caso o ex-esportista deixe o distrito de Waterkloof ou viole qualquer exigência da condicional, ele poderá ser enviado novamente ao cárcere.

O sistema prisional da África do Sul não dispõe de tornozeleiras eletrônicas e outros dispositivos de monitoramento. No lugar dessas soluções, Pistorius será monitorado por um funcionário, responsável por alertar ao departamento sobre quaisquer grandes mudanças na vida do prisioneiro.

O caso

Segundo a versão de Pistorius, ele atirou na namorada, a modelo Reeva Steenkamp, 29 anos, por pensar se tratar de um intruso escondido no banheiro da casa onde moravam. Por isso, ele disparou diversas vezes contra a porta do cômodo com uma pistola calibre .9 mm e matou a mulher.

Os promotores, no entanto, apontam que o homem disparou intencionalmente e que o casal havia discutido na noite anterior ao crime.

A investigação também revelou um lado oculto de Pistorius, apontado como alguém raivoso, explosivo e imprudente com armas. Testemunhas contaram sobre diversas discussões em que ele esteve envolvido, sendo que em uma delas o ex-atleta até mesmo ameaçou quebrar as pernas de um homem.

O ex-esportista havia ganhado a liberdade condicional pela primeira vez em 2015, um ano após ser preso, mas voltou para a cadeia em 2016. Embora a reação da população sul-africana tenha sido raivosa, as autoridades se manifestaram pela reiteração de que ele cumpriu os requisitos da progressão de regime.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?