Oposição vai receber CD com resultado da eleição na Venezuela
Ao divulgar resultado da reeleição de Maduro, Conselho Eleitoral informou que resultado será repassado em um CD para organizações políticas
atualizado
Compartilhar notícia
A oposição de Nicolás Maduro vai receber um CD-ROM com os números da votação da eleição presidencial que aconteceu no domingo (28/7). É o que anunciou o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, ao anunciar a vitória de Maduro, no início da madrugada de segunda.
“Nas próximas horas estarão disponíveis os resultados mesa por mesa, tal como historicamente acontece, graças ao sistema automatizado de votação. Igualmente, as organizações políticas interessadas receberão o resultado em um CD, conforme a Lei. Felicitamos o novo presidente da Venezuela, candidato Nicolás Maduro Moro”, anunciou Amoroso logo após dizer os números de votos.
Segundo o CNE, o resultado parcial de 80% das mesas de votação era irreversível. Os votos anunciados foram de 51,2% da Maduro e 44,2% para Gonzáles.
Durante o dia de votação, integrantes do grupo de oposição, a coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), denunciaram irregularidades na contagem de votos. Eles tentavam fazer uma apuração paralela a partir de atas dos centros de votação, mas estariam encontrando resistência em partes desses centros.
O candidato da PUD, o ex-diplomata Edmundo González, era o favorito nas pesquisas. Na véspera das eleições, ele convocou os eleitores para fiscalizar o momento da contagem de forma presencial. Até pouco antes do anúncio oficial do CNE, a oposição tinha atas de apenas 30% das urnas.