metropoles.com

Oposição autoproclama Edmundo González como presidente da Venezuela

Oposição de Nicolás Maduro não reconheceu resultado das eleições e autoproclamou González como o novo presidente nesta segunda (5/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alfredo Lasry R/Getty Images
Imagem colorida mostra o novo presidente da Venezuela, Edmundo González - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o novo presidente da Venezuela, Edmundo González - Metrópoles - Foto: Alfredo Lasry R/Getty Images

A oposição de Nicolás Maduro, liderada por María Corina Machado, autoproclamou o ex-diplomata Edmundo González como o novo presidente da Venezuela, em meio às incertezas que cercam as eleições do último dia 28 de julho. A medida foi anunciada por meio de um comunicado, divulgado nesta segunda-feira (5/8).

“Nós ganhamos essa eleição sem discussão alguma. Foi uma avalanche eleitoral, cheia de energia e com uma organização cidadã admirável, pacífica, democrática e com resultados irreversíveis”, disse a nota assinada por Machado e González. “Agora cabe a todos nós respeitar a voz do povo. A proclamação de Edmundo González Urrutia como presidente eleito da República procede imediatamente”.

Desde a divulgação da vitória de Maduro, a coligação de oposição tem contestado a reeleição do líder chavista e pedido que a comunidade internacional reconheça Edmundo González como o presidente eleito do país.

Segundo dados divulgados pela campanha de González, o ex-diplomata venceu Maduro por mais de 3,9 milhões de votos. Os dados, de atas eleitorais obtidas pela coligação de oposição, contabilizaram 81,70% dos registros até o momento.

Em contrapartida, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país reafirmou a vitória de Maduro na última sexta-feira (2/7) por 51,95% dos votos válidos. O órgão, controlado por autoridades chavistas, ainda não apresentou as atas eleitorais. 

Segundo Maduro, a demora na divulgação dos registros que podem esclarecer dúvidas de opositores e da comunidade internacional se dá por conta de um suposto ataque hacker contra o CNE. 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?