metropoles.com

Operação na Bélgica identifica ameaça terrorista às Olimpíadas

Operações antiterrorismo estão sendo realizadas próximo à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Torre próximo a um carro de polícia na Bélgica - Metrópoles
1 de 1 Torre próximo a um carro de polícia na Bélgica - Metrópoles - Foto: Getty Images

Às vésperas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, uma vasta operação antiterrorista na Bélgica interrompeu a preparação de um atentado. De acordo com o canal de TV belga VRT, os suspeitos pela tentativa de ataque procuravam substâncias químicas para explosivos. O Ministério Público belga manteve sigilo nas investigações. A operação coincide com a data das Olimpíadas, nesta sexta-feira (26/7).

A operação também condiz com um alerta de Israel sobre potenciais ameaças de ataques terroristas contra atletas e turistas israelenses por grupos apoiados pelo Irã.

“O objetivo da operação foi prender suspeitos de participar em atividades de um grupo terrorista, financiar o terrorismo e preparar um ataque terrorista”, informaram as autoridades belgas.

As buscas, realizadas nas cidades de Antuérpia, Bruxelas, Liège, Gand, Courtrai, Menin, Bourg-Léopold e Zonhoven, foram realizadas a partir do pedido de um juiz antiterrorismo.

A maioria dos detidos tem origem em países da Ásia Central e reivindica pertencer ao Estado Islâmico-Khorasan (EI-K).

Terrorismo em alta

Dois russos supostamente ligados ao grupo Estado Islâmico foram presos após financiarem atentados terroristas, de acordo com o Ministério Público do país. “O objetivo era recolher fundos na Alemanha e em outros países europeus e enviá-los ao Estado Islâmico”, explicaram as autoridades alemãs.

Segundo a TV belga RTBF, há ligações entre o caso alemão e o que está sendo investigado na Bélgica, que envolve também financiamento do terrorismo.

Para neutralizar os riscos de ameaças terroristas e violência, a França conta com o apoio de agentes de 40 países, incluindo o Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?