OpenAI, dona do ChatGPT, anuncia demissão de CEO: “Não era sincero”
Em comunicado divulgado, a OpenAI afirma que afastou Sam Altman, cofundador da empresa, por falta de confiança do conselho de administração
atualizado
Compartilhar notícia
A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho de administração da empresa, da qual é cofundador.
De acordo com o comunicado divulgado nesta sexta-feira (17/11), o desligamento ocorreu após Altman perder a confiança do conselho.
“A saída do Sr. Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”, diz a nota.
A chefe de tecnologia da empresa, Mira Murati, assumirá o cargo de CEO interina até que seja definido um substituto.
No X (antigo Twitter), Altman comentou a saída. “Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, para o mundo um pouco. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas”, escreveu. “Terei mais a dizer mais tarde sobre o que vem a seguir”, completou.
A OpenAI foi fundada em 2015, inicialmente sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver a inteligência artificial. Em 2019, a empresa passou por uma reestruturação e começou a levantar capital de investidores.
A companhia ganhou notoriedade após lançar o ChatGPT e a ferramenta DALL-E, que gera imagens com o auxílio da inteligência artificial. Os produtos atraíram investimentos bilionários.