ONU: últimos oito anos são os mais quentes da história; veja ranking
A ONU já tinha “previsto” que o planeta atingiria essa marca alarmante em novembro na COP 27, mas o conjunto de dados foi divulgado nesta 5ª
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), autoridade climática da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que os últimos oito anos foram os mais quentes registrados na história do planeta. O conjunto de dados foi divulgado nesta quinta-feira (12/1), mas a entidade já havia “previsto” a marca preocupante em novembro, na COP 27.
Em 2022, a temperatura média global alcançou os 1,15 °C acima dos níveis pré-industriais, marca preocupante porque é a oitava vez consecutiva em que as temperaturas globais anuais atingiram pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais. A ONU diz que os anos de 2016, 2019 e 2020 lideram esse ranking.
The past 8 years were the warmest on record globally, fueled by ever-rising greenhouse gas concentrations and accumulated heat, according to 6 leading international temperature datasets consolidated by the @WMO. #StateOfClimate.
Press release ➡️ https://t.co/L4YdtCuF0m pic.twitter.com/2aZK0GOaQ6
— World Meteorological Organization (@WMO) January 12, 2023
Desde 1980, cada década supera a marca da anterior. A previsão é que o aquecimento global e outras tendências de mudança climática de longo prazo perpetuem devido aos níveis recordes de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
No relatório divulgado pelo Copernicus Climate Change Service (C3S), na terça-feira (10/1), 2022 é o quinto ano mais quente registrado na história. Devido ao fenômeno de resfriamento La Niña, que deve continuar até março de 2023, o ano deve ocupar o posto de quinto ou sexto mais quente, de acordo com a OMM.
🔴 2022 was the 5th warmest year globally and 2nd warmest year for Europe.
New data from #CopernicusClimate & #CopernicusAtmosphere Global Highlights report reveals a year of climate extremes with many high temperature records.
Read the press release: https://t.co/4wt13tVMJd pic.twitter.com/Kq3AghQTLy
— Copernicus ECMWF (@CopernicusECMWF) January 10, 2023
Segundo o C3S, em 2022, a Europa também alcançou uma marca histórica e alarmante: o verão mais quente já registrado. Anteriormente, o “título” pertencia ao ano de 2021.
Até agora, os anos mais quentes globalmente são 2016, 2020, 2019 e 2017, respectivamente. A OMM destaca que as diferenças de temperatura entre o quarto e o oitavo ano mais quente são “relativamente pequenas”.
*O levantameto é baseado em seis conjuntos de dados internacionais de temperatura consolidados pela OMM.