metropoles.com

ONU: últimos oito anos são os mais quentes da história; veja ranking

A ONU já tinha “previsto” que o planeta atingiria essa marca alarmante em novembro na COP 27, mas o conjunto de dados foi divulgado nesta 5ª

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Pessoas cruzando uma faixa de pedestres em rua movimentada na Espanha. Em ambos os lados é possível ver prédios e ao fundo, o sol do final da tarde - Metrópoles
1 de 1 Pessoas cruzando uma faixa de pedestres em rua movimentada na Espanha. Em ambos os lados é possível ver prédios e ao fundo, o sol do final da tarde - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), autoridade climática da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que os últimos oito anos foram os mais quentes registrados na história do planeta. O conjunto de dados foi divulgado nesta quinta-feira (12/1), mas a entidade já havia “previsto” a marca preocupante em novembro, na COP 27.

Em 2022, a temperatura média global alcançou os 1,15 °C  acima dos níveis pré-industriais, marca preocupante porque é a oitava vez consecutiva em que as temperaturas globais anuais atingiram pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais. A ONU diz que os anos de 2016, 2019 e 2020 lideram esse ranking.

Desde 1980, cada década supera a marca da anterior. A previsão é que o aquecimento global e outras tendências de mudança climática de longo prazo perpetuem devido aos níveis recordes de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

No relatório divulgado pelo Copernicus Climate Change Service (C3S), na terça-feira (10/1), 2022 é o quinto ano mais quente registrado na história. Devido ao fenômeno de resfriamento La Niña, que deve continuar até março de 2023, o ano deve ocupar o posto de quinto ou sexto mais quente, de acordo com a OMM.

Segundo o C3S, em 2022, a Europa também alcançou uma marca histórica e alarmante: o verão mais quente já registrado. Anteriormente, o “título” pertencia ao ano de 2021.

Até agora, os anos mais quentes globalmente são 2016, 2020, 2019 e 2017, respectivamente. A OMM destaca que as diferenças de temperatura entre o quarto e o oitavo ano mais quente são “relativamente pequenas”.

*O levantameto é baseado em seis conjuntos de dados internacionais de temperatura consolidados pela OMM.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?