metropoles.com

ONU aponta falta de transparência em vitória de Maduro na Venezuela

Em relatório, ONU critica vitória de Maduro nas eleições da Venezuela por “falta de transparência e integridade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ao lado do presidente Lula, saindo do palácio do Itamaraty após almoço realizado um dia antes da reunião com os presidentes dos países da América do Sul 10 - Metrópoles
1 de 1 presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ao lado do presidente Lula, saindo do palácio do Itamaraty após almoço realizado um dia antes da reunião com os presidentes dos países da América do Sul 10 - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Organização das Nações Unidas (ONU) criticou a falta de transparência nas eleições da Venezuela. A afirmação consta em um relatório divulgado nessa quarta-feira (13/8).

O ponto mais criticado pela instituição, que enviou especialistas de um painel eleitoral independente para observar o pleito, foi a demora na divulgação de atas eleitorais pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Até o momento, os dados que podem comprovar a vitória de Nicolás Maduro, ou a derrota do chavismo, ainda não se tornaram públicos.

“O processo de gestão de resultados do CNE ficou aquém dos requisitos básicos de medidas de transparência e integridade, que são essenciais para a realização de eleições credíveis”, afirmou o documento.

De acordo com os especialistas da ONU, a proclamação de Maduro como presidente reeleito da Venezuela sem maiores detalhes sobre o resultado da votação “não tem precedentes nas eleições democráticas contemporâneas”.

“Isso teve um impacto negativo na confiança no resultado anunciado pelo CNE”, afirmou o relatório.

O documento, ainda em fase preliminar, não seria divulgado inicialmente. Contudo, a ONU recuou e decidiu tornar as considerações do painel eleitoral enviado à Venezuela horas antes de publicar o relatório.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?