ONU aponta falta de transparência em vitória de Maduro na Venezuela
Em relatório, ONU critica vitória de Maduro nas eleições da Venezuela por “falta de transparência e integridade”
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização das Nações Unidas (ONU) criticou a falta de transparência nas eleições da Venezuela. A afirmação consta em um relatório divulgado nessa quarta-feira (13/8).
O ponto mais criticado pela instituição, que enviou especialistas de um painel eleitoral independente para observar o pleito, foi a demora na divulgação de atas eleitorais pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Até o momento, os dados que podem comprovar a vitória de Nicolás Maduro, ou a derrota do chavismo, ainda não se tornaram públicos.
“O processo de gestão de resultados do CNE ficou aquém dos requisitos básicos de medidas de transparência e integridade, que são essenciais para a realização de eleições credíveis”, afirmou o documento.
De acordo com os especialistas da ONU, a proclamação de Maduro como presidente reeleito da Venezuela sem maiores detalhes sobre o resultado da votação “não tem precedentes nas eleições democráticas contemporâneas”.
“Isso teve um impacto negativo na confiança no resultado anunciado pelo CNE”, afirmou o relatório.
O documento, ainda em fase preliminar, não seria divulgado inicialmente. Contudo, a ONU recuou e decidiu tornar as considerações do painel eleitoral enviado à Venezuela horas antes de publicar o relatório.