ONU: subida do nível do mar pode causar êxodo de “proporções bíblicas”
Secretário-geral da ONU disse que países e cidades inteiras podem desaparecer com o aumento do nível do mar, causado pelo aquecimento global
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, afirmou que o nível do mar deve aumentar significativamente e advertiu para os riscos de um êxodo de “proporções bíblicas” em cidades e países que estarão sujeitos às consequências do fenômeno provocado pelo aquecimento global.
As declarações foram feitas nesta terça-feira (14/2) durante a abertura de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.
“O perigo é particularmente grave para quase 900 milhões de pessoas que vivem em áreas litorâneas baixas, uma em cada 10 pessoas na Terra”, ressaltou Guterres diante do Conselho de Segurança. No caso, essa parcela representa 1 em cada 10 habitantes da Terra.
“As comunidades que vivem em áreas baixas e países inteiros poderiam desaparecer para sempre. Estaríamos presenciando um êxodo enorme de populações inteiras, de proporções bíblicas”, completou o secretário-geral da ONU.
Subindo
O nível do mar aumentou de 15 a 25 cm entre 1900 e 2018, de acordo com especialistas do painel sobre mudanças climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês). Guterres garantiu que o impacto do aumento do nível dos oceanos deverá ter consequências em todo o mundo, com alguns Estados insulares correndo o risco de desaparecerem por completo.
“Seja qual for o cenário, países como Bangladesh, China, Índia e Holanda estão todos em risco”, afirmou Guterres. “Megacidades em todos os continentes sofrerão impactos severos, como Cairo, Lagos, Maputo, Bangcoc, Daca, Jacarta, Mumbai, Xangai, Copenhague, Londres, Los Angeles, Nova York, Buenos Aires e Santiago”, completou.
Rising seas are sinking futures – threatening the very existence of some low-lying communities and even entire countries.
Cities on every continent will face serious impacts including Lagos, Bangkok, Mumbai, Shanghai, London, New York and Santiago. https://t.co/YN2le22ug6
— António Guterres (@antonioguterres) February 14, 2023
Aquecimento
O fenômeno é causado pelo aumento das temperaturas globais, que promove o derretimento de geleiras e calotas polares que propiciam a expansão dos oceanos.
Nesta terça-feira (14/2), Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou números do aquecimento global citados por Guterres, que indicam que o nível médio global do mar subirá entre 2 e 3 metros nos próximos 2 mil anos, se o aquecimento for limitado a 1,5°C.
Mas caso o aumento seja de 2°C, o aumento do nível dos mares deve subir ainda mais, até 6 metros , e com um aumento de 5°C, podem ter elevação de até 22 metros, de acordo com a OMM.