ONU recebeu relatos sobre sérias violações cometidas pelo Talibã
Alta comissária da ONU diz que recebeu “relatos confiáveis” de que grupo extremista executou civis e forças de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
A alta comissária de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, afirmou nesta terça-feira (24/8) que recebeu relatos confiáveis sobre graves violações cometidas pelo Talibã no Afeganistão.
Segundo ela, o grupo cometeu “execuções sumárias” de civis e de forças de segurança que já haviam se rendido. Além disso, o Talibã instituiu sérias restrições às mulheres desde que tomou o poder no país.
Bachelet pediu que a organização estabeleça mecanismos para monitorar as ações do grupo extremista. Ela afirmou que a forma como o Talibã vai tratar as mulheres será uma “linha vermelha fundamental”. A alta comissária também ressaltou o perigo que minorias étnicas e religiosas correm no país.
O Conselho de Direitos Humanos da ONU realizada uma sessão de emergência sobre a situação do Afeganistão. Países do G7 também se reúnem nesta terça-feira para tratar do assunto.