metropoles.com

ONU pede US$ 327 milhões para ajudar vítimas do terremoto na Síria

Terremoto de grande magnitude atingiu a Turquia e a Síria no início deste mês. País segue dividido por guerra civil que dura 12 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Muhammed Said/Anadolu Agency via Getty Images
homem em escombros de terremoto
1 de 1 homem em escombros de terremoto - Foto: Muhammed Said/Anadolu Agency via Getty Images

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu que a comunidade internacional envie 397 milhões de dólares (R$ 1,7 bilhão) para ajuda humanitária aos 5 milhões de sobreviventes do terremoto que atingiu a Síria, no início deste mês.

Guterres afirmou, nessa terça-feira (14/2), que a tragédia causada pelo tremor de terra “é uma das piores da memória recente” e que “todos sabemos que a ajuda para salvar vidas não está chegando na velocidade e na escala necessárias”.

Ele emendou que o montante fornecerá “alívio desesperadamente necessário para salvar vidas de quase 5 milhões de sírios – incluindo abrigo, assistência médica, comida e proteção” por três meses.

A localidade mais afetada pelo abalo sísmico, na região noroeste da Síria, é dominada por rebeldes — o que torna problemáticos o resgate e a ajuda humanitária aos atingidos pelo desastre. Segundo a ONU, as vítimas sírias receberam pouca assistência em razão dos 12 anos de guerra civil no país.

Mesmo sob escombros após terremoto, Turquia e Síria seguem em conflito

Autoridades dos dois países estimam que pelo menos 41 mil pessoas morreram e outras milhares ficaram feridas após o terremoto que atingiu a Síria e a vizinha Turquia em 6 de fevereiro.

Diante da tragédia, o secretário-geral da ONU pressionou a comunidade internacional para que forneça o financiamento de emergência com agilidade.

“O sofrimento humano causado por este épico desastre natural não deve ser agravado por obstáculos criados pelo homem – acesso, financiamento, suprimentos”, frisou.

Região em conflito

A fala de Guterres ocorreu um dia após a ONU firmar um acordo com o presidente sírio, Bashar Assad, para abrir dois novos pontos de passagem da Turquia, por um período inicial de três meses.

A ONU foi autorizada a adentrar o território e fornecer ajuda humanitára à área noroeste de Idlib por meio de uma única travessia em Bab Al-Hawa após insistência da Rússia, aliada da Síria.

Guterres anunciou que um comboio de 11 caminhões está a caminho para passar por um dos cruzamentos recém-abertos em Bab Al-Salam, “com muitos mais por vir”. Ele disse que o segundo novo cruzamento em Al Raée também está aberto, “e as mercadorias estão fluindo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?