metropoles.com

ONU pede soltura imediata de venezuelanos após milhares de prisões

Solturas pedidas pela ONU incluem menores de idade, jornalistas, membros de partidos políticos e ativistas dos direitos humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jeampier Arguinzones/picture alliance via Getty Images
ONU pede soltura de presos na Venezuela
1 de 1 ONU pede soltura de presos na Venezuela - Foto: Jeampier Arguinzones/picture alliance via Getty Images

O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) revelou, nesta sexta-feira (9/9), que observa de perto os acontecimentos e recentes desenvolvimentos políticos na Venezuela. O alto comissário, Volker Turk, disse estar preocupado com inúmeros casos de detenção arbitrária de manifestantes pacíficos. Autoridades confirmaram a detenção de mais de 2 mil opositores.

De acordo com a porta-voz, Liz Throssell, o pedido para que as autoridades libertem todos aqueles que foram detidos arbitrariamente de forma imediata e acabem com essa prática foi feito pelo alto comissário da ONU.

Crianças e adolescentes lembradas pela ONU

Nessa situação estão crianças e adolescentes, bem como jornalistas, membros de partidos políticos, defensores dos direitos humanos e outras vozes consideradas dissidentes desde o final de julho.

Agências de notícias citam que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que, até o final da semana passada, o governo havia prendido 2 mil oponentes. Em comício na capital venezuelana, Caracas, ele teria informado que mais pessoas seriam presas.

Enquanto faz o acompanhamento próximo, o escritório da organização solicita que as pessoas tenham a “liberdade para protestar pacificamente e expressar suas opiniões livremente e sem medo, inclusive em conexão com o processo eleitoral e a situação após as eleições” recentemente realizadas na Venezuela.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?