metropoles.com

ONU ordena que Israel retire tropas de Gaza e Cisjordânia em 12 meses

ONU aprovou nova resolução contra Israel, ordenado que país acabe com ocupação ilegal e retire tropas de territórios ocupados na Palestina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ocha/Themba Linden
Imagem colorida de escola destruída em Khan Younis ONU
1 de 1 Imagem colorida de escola destruída em Khan Younis ONU - Foto: Ocha/Themba Linden

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução, nesta quarta-feira (18/9), exigindo que Israel ponha um fim na presença ilegal em territórios ocupados na Palestina, como a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. 

Ao todo, a proposta recebeu 124 votos favoráveis, 43 abstenções e 14 posicionamentos contrários. Argentina, República Tcheca, Fiji, Hungria, Israel, Malawi, Micronesia, Palau, Papua-Nova Guiné, Paraguai, Tonga, Tuvalu, Israel e Estados Unidos votaram contra o texto.

Com a medida, Israel seria obrigado a retirar tropas de Gaza e da Cisjordânia ocupada em até doze meses. No entanto, a Assembleia Geral da ONU não tem como garantir que a determinação seja cumprida, pois a resolução aprovada no órgão é não vinculativa.

Em outras ocasiões, o governo de Benjamin Netanyahu já descumpriu outras resoluções semelhantes aprovadas nas Nações Unidas. Em 2016, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma medida que pediu o fim de assentamentos ilegais de Israel em territórios palestinos, por violação contra a lei internacional.

Apesar da pressão internacional, uma das primeiras medidas anunciadas por Netanyahu após ser nomeado premiê de Israel nas eleições de 2022 foi a expansão de assentamentos israelenses na Cisjordânia. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?