ONU: Lula encontra primeiro-ministro do Reino Unido e outros líderes
Em último dia de agendas em Nova York, presidente Lula tem três encontros bilaterais nesta quarta-feira (25/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Nova York — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha, nesta quarta-feira (25/9), último dia de agenda em Nova York, três encontros bilaterais: com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; e com o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo. Por questões de agenda, a reunião com o presidente Gustavo Petro acabou caindo.
A lista se soma às reuniões realizadas entre segunda (23/9) e terça-feira (24/9), com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, com o primeiro-ministro do Haiti, Garry Conille, com o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, e com o presidente da França, Emmanuel Macron.
Lula também teve breve encontro com o presidente americano, Joe Biden, que discursou logo depois do brasileiro na abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O presidente recebeu convites de 28 reuniões bilaterais com chefes de Estado e de governo, sem contar organizações.
Biden diz na ONU que apoia Ucrânia contra Rússia até “paz durável”
Lula volta ao Brasil
O presidente embarca de volta ao Brasil na tarde desta quarta, após quatro dias de intensa agenda em Nova York. Além de discursar na abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na terça, ponto alto de sua agenda, e das reuniões bilaterias, o petista também se reunião com investidores e discutiu o financiamento de países pobres e de projetos verdes.
Ainda, Lula e seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tiveram reuniões com agências de classificação de risco (Standard and Poor´s, Moody´s Rating e Grupo Fitch), em um esforço para que o Brasil reobtenha o grau de investimento até o fim de seu mandato.
Na próxima segunda-feira (30/9), Lula embarcará para o México, para posse da presidente eleita Claudia Sheinbaum, em 1º de outubro, que sucederá Andrés Manuel López Obrador.